António de Castro

Internet nas PME

In Blogroll on Abril 3, 2007 at 2:44 pm

web.jpgUma das actividades fundamentais de uma empresa, paralelamente ao seu intrínseco propósito económico e gerador de proveitos, juntamente com a dimensão social, contributiva e geradora de riqueza, é comunicar e promover produtos ou serviços que vende ou disponibiliza.

Comunicar o que se vende é uma actividade tão própria da empresa, como é do ser humano comunicar o que pensa. Todas as nossas actividades, mesmo as inconscientes, comunicam atitudes, estados de espírito, vontades, desejos e moldam a percepção exterior, seja nas relações pessoais, seja nos negócios. A sua empresa não é excepção e deve comunicar sob todas as formas, positiva e profissionalmente.

Se encara naturalmente a contratação de uma força comercial para promover e vender o seu produto, aceita com facilidade a produção de catálogos, brochuras, economato e decoração para a sua frota comercial e quase nem repara no telefone, telemóveis ou fax ao serviço da sua empresa como ferramentas de comunicação, é natural. É no entanto desejável que não se fique por aí. A presença do seu site na Internet é vital e obrigatória, simplesmente porque não se pode dar ao luxo de não estar. A eficácia de uma montra aberta a milhares de pessoas, que nunca fecha e que pode chegar a centenas de países com custos reduzidos e probabilidades acrescidas de venda, é inegável. Você quer um site porque quer comunicar e vender o seu produto, ao maior número de clientes com o menor custo possível. O seu sítio de Internet poderá fazê-lo, se for bem desenhado, dirigido e construído, por especialistas.

Usar a Internet e as suas ferramentas é usar um canal de comunicação privilegiado que derruba barreiras geográficas, promove à distância o seu produto e aumenta a consciência que o mercado tem de si e do seu negócio. É no entanto um risco estar presente na Internet com uma “casa” que não funciona, mal construída e que mostra uma imagem deficiente e depreciativa dos seus produtos. É a sua empresa que está em causa, quer o admita quer não. Recorda-se da última compra que fez? Não comprou apenas o produto e o valor que pagou não é necessariamente sinónimo do valor de produção do mesmo. Porquê? Porque a excelência da imagem vende.

Se não tem ligação à Internet na sua empresa e não usa e-mail, está a dificultar a comunicação interna entre os colaboradores e externamente a colocar barreiras a fornecedores e clientes. Se tem Internet, utiliza o e-mail como instrumento de comunicação de forma regular, mas ainda não encontrou as vantagens em ter o seu negócio on-line, pense no site da sua empresa da seguinte forma: uma montra gigante que se desloca quase sem custos a todas os clientes interessados, onde mostra o que quer promover, disponibiliza toda a informação necessária à promoção, facilita o contacto e o feedback e aumenta drasticamente a possibilidade de vender! Ainda tem dúvidas?

Construir a sua presença na Internet de forma profissional não é um conselho ou boa prática de gestão: é uma obrigação. Seja para vender produtos, promover serviços ou apenas aumentar a notoriedade da sua marca, um bom sítio de Internet é um veículo abrangente, eficaz e potencialmente omnipresente.

A sua página de internet poderá vir a ser um dos seus comerciais mais dinâmicos!

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