António de Castro

Twitter e Medicina: operação “live” via Twitter

In Blogroll on Março 4, 2009 at 3:43 pm

medicoJá pensou que uma cirugia pode ser transmitida ao vivo através de uma webcam? Claro que já. E via Twitter? Pois, confesso que também não me tinha lembrado dessa utilização. Ainda bem que todos temos ângulos e abordagens de comunicação diferentes das nossas actividades.

Um grupo de médicos, do Hospital Henry Ford, em Detroit (USA), transmitiu via Twitter, uma delicada cirurgia de extracção de um tumor maligno de um rim, através de actualizações de estado da mesma. Um dos membros da equipa ficou destacado para resumir e actualizar o decorrer da delicada intervenção.

A controvérsia deste enquadramento surge logo quando se desvia potencialmente a atenção de um médico especialista e se adiciona uma cirurgia complexa e a utilização de uma ferramenta de social networking. Contudo, como afirma Craig Rogers, nada foi alterado no procedimento e na atenção necessária: um médico residente ficou encarregue de actualizar a informação, à medida que o Cirurgião-chefe executava a operação.

A ideia é aproximar a comunidade pública – não científica – aos procedimentos e processos inerentes à actividade médica, unificando dois mundos tão distantes e tão relacionados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: