António de Castro

Redes sociais no feminino: o que fazem as mulheres na rede?

In Blogroll on Janeiro 4, 2010 at 10:04 am

De acordo com um estudo efectuado pelo site Shespeaks, a penetração e criação de perfis em redes sociais aumentou de 58% em 2008, para 86% em 2009. Em resposta a questões que procuram tipificar a actividade das mulheres no seu uso social da rede, 80% afirmou que se tinham tornado fãs de um produto ou marca. Adicionalmente, 72% das inquiridas ficou a conhecer um novo produto ou marca através deste segmento particular de actividade na web. Será por isso conciso afirmar que as mulheres se estão a tornar cada vez mais activas nas redes sociais.

No que diz respeito a compras on-line, também é significativo que metade das mulheres que usa este canal, comprou um produto na sequência da exposição tanto a redes sociais como a blogs. Esta tendência já se fazia sentir em 2008 e é agora mais acentuada.

A publicidade on-line é sempre um assunto complexo. A eficácia, cliques, visualizações e outras métricas próprias do tema dão bastante que fazer aos marketeers que vêem constantemente os modelos de análise em mutação e constante evolução, agora a um ritmo infernal. No que diz respeito à utilização e penetração de anúncios nas redes sociais, parece que a reacção das mulheres é positiva. Neste ano, 2009, a atenção e cliques em publicidade inserida em ambientes relacionais – redes sociais – parece ter subido para 9%, comparando com o valor de apenas 2% do ano anterior.

Destaca-se ainda uma conclusão importante: muito poucos utilizadores se mostraram incomodados com a presença de publicidade nestes canais de informação e relacionamento digital. Resumindo e inspirando-me nas palavras de Aliza Freud, fundadora e CEO da SheSpeaks, “as mulheres estão cada vez mais confortáveis com a utilização das redes sociais. Isso representa uma magnífica oportunidade para os marketeers alargarem a sua acção e atingirem mulheres de todas as idades, dando-lhes a conhecer novas oportunidades e escolhas de produto”.

Tradução e adaptação do artigo original “e-marketer.com”



António de Castro
Social Media Manager

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: