António de Castro

Oração Facebook: uma nova bíblia e o novo púlpito para as massas digitais

In Blogroll on Março 9, 2010 at 9:30 am

Facebook: o novo púlpito para as massas digitais

Há dias, em conversa sobre os novos hábitos sociais, tendências de partilha de informação e utilização dos novos media para difusão de informação para a comunidade, sob o conceito da construção permanente de uma audiência ou de um séquito de influenciados, lembrei-me claramente da imagem seguinte: o facebook é uma religião de participação e oratória de partilha social.
Uns, influentes e seguidos, discursam do alto da sua voz, instalados no púlpito social, ao passo que os outros partilham a voz anterior, as palavras e URLs sábios dos mais activos. Em honra a esta pequena sátira, escrevi a oração do Facebook.

A oração do Facebook


Eis-nos aqui, reunidos no Facebook, sob a graça da partilha e a inspiração da participação.
Inspirados pela graça universal da web 2.0, agradeçamos as funcionalidades de status, o feed de amigos e a facilidade de posts de conteúdos a partir de redes externas com um simples URL.

Comunguemos da facilidade de participação e adesão aos abundantes grupos criados pelos crentes nas causas várias, e enviemos mensagens virais a todos quantos conhecemos, com iluminada dose de consciência e parcimónia reguladora de abusos indevidos.

Tenhamos atenção ao spam social que prevarica abudantemente contra a liberdade alheia de não querer receber aplicações, jogos sociais e conteúdo indesejado.

Paremos, conjuntamente, sob a reflexão de não enviar Quizz ou pedidos de Farmville a todos quantos fazem parte da nossa lista de seguidores, sob pena de sermos banidos da sua lista bondosa de influentes seguidos. Não cobicemos o perfil do próximo e o número de amigos angaridos pelas suas actividades e posts.
Sejamos modestos nos elogios em prol de nós próprios e conscientes no “desamigar” de perfis ruidosos.
Utilizemos sabiamente o “hide” de aplicações, amigos e feeds menos próprios, ao mesmo passo que a irmandade do Facebook cresce em nosso redor.

Agradeçamos em conjunto aos criadores,
Em nome do Facebook, partilh’en



António de Castro
Social Media Manager
Agnóstico Social ( lol )


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: